A compulsão alimentar é uma doença mental caracterizada pela necessidade de comer, mesmo quando não se está com fome, além da saciedade. Durante os episódios, a pessoa com o transtorno pode consumir comida em excesso em pouco tempo.

Esse assunto gera muitas dúvidas, já que o transtorno é confundido com o exagero alimentar. Pensando nisso, A MasterFarma Manipulação preparou a matéria desta semana para esclarecer as perguntas mais frequentes. Confira!

 

Qual é a diferença entre compulsão alimentar e exagero alimentar?

É muito comum que pessoas confundam o exagero alimentar com a compulsão. Entretanto, existem algumas diferenças importantes entre ambos. O exagero alimentar é quando o indivíduo consome alguma comida gostosa além da saciedade, em ocasiões isoladas.

Já na compulsão alimentar, muitas vezes, a pessoa ingere alimentos pelo simples fato de comer e não necessariamente pelo sabor. A velocidade em que ela come também é mais rápida em comparação a alguém que não tem o transtorno.

Sendo assim, repetir uma sobremesa deliciosa após se fartar no almoço de domingo, provavelmente, não é um episódio de compulsão alimentar, mas sim de exagero.

 

compulsao alimentar - O que é a compulsão alimentar?

 

Como identificar a compulsão alimentar?

Em um episódio de compulsão alimentar, o paciente ingere grande quantidade de alimentos em um intervalo curto de tempo, até 2 horas. Para isso, a pessoa come rapidamente e, ao contrário do exagero ou impulsão alimentar, os episódios de compulsão alimentar são frequentes.

A pessoa com compulsão alimentar sente falta de controle sobre seu comportamento, como se não pudesse parar de comer, controlar a quantidade de comida ou o que come.

Outra atitude comum é comer sozinho ou escondido, devido à vergonha causada pela quantidade que come. Além disso, sente culpa, nojo e tristeza por se alimentar demais. Vale lembrar que há variações no comportamento dos comedores compulsivos tanto durante os episódios quanto nos intervalos.

 

Quais são as consequências para o corpo e mente?

As consequências da compulsão alimentar para o corpo e a mente são muitas. O paciente pode desenvolver uma série de outras doenças, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar. Entre elas temos:

  • Diabetes tipo 2: devido ao alto consumo de alimentos e bebidas açucaradas;
  • Obesidade: há maior probabilidade de ingerir calorias a mais do que se gasta, levando ao ganho de peso;
  • Transtornos emocionais: como depressão, ansiedade, distorção de imagem e baixa autoestima;
  • Doenças cardíacas: com o consumo de alimentos gordurosos durante os episódios, pode haver o aumento do colesterol e triglicerídeos — fatores de risco para doenças do coração.

 

Como é o tratamento?

O primeiro passo é buscar atendimento psicológico para identificar a compulsão alimentar e as razões que levaram a essa alteração no comportamento para, então, trabalhar as questões durante as sessões de terapia.

O acompanhamento médico com psiquiatra também pode ser preciso para a prescrição de medicamentos que ajudam no controle da depressão e ansiedade.

É preciso também, do acompanhamento de um nutricionista para orientar a reeducação alimentar e ajudar na melhora da relação com a comida. Ele recomendará a ingestão de alimentos que auxiliam na saciedade.

Como você viu, a compulsão alimentar é um transtorno que, se não tratado, pode dar origem a diversas doenças graves. Por essa razão, é importante entender suas características para buscar o tratamento adequado e reaver a qualidade de vida.

 

Manipulação MasterFarma: há mais de 15 anos cuidando da sua saúde!

Fundada em 1994, a MasterFarma iniciou sua atuação como uma Drogaria, disponibilizando saúde, segurança e confiança para os moradores de Balneário Camboriú.

Buscando atender ainda mais as necessidades na saúde, aumentamos nossa estrutura, formando a Manipulação MasterFarma e assim, produzindo medicamentos manipulados para casos específicos de cada cliente.

Contamos com a produção de medicamentos em cápsula para hormônios, de uso contínuo, de uso específico, suplementos, dermocosméticos e muito mais.

Enviar
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos lhe ajudar?