A Acne é um problema comum não somente em adolescentes como algumas pessoas acreditam, mas também em adultos. Ela é caracterizada normalmente por “cravos e espinhas que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Quando essas lesões estão presentes, é comum que a autoestima seja afetada, já que ficam em evidência na face e são difíceis de disfarçar, principalmente quando ocorrem em graus mais avançados.
Você tem sofrido com essas lesões? Então, não deixe de ler este artigo até o final.
Tipos de Acne
Quando os cravos (comedões) e espinhas começam a aparecer, muitas vezes com vermelhidão, irritação ou até mesmo dor em casos mais severos, é fundamental buscar a causa do problema juntamente com um médico dermatologista – este é o profissional que identifica qual é o seu tipo de acne e qual será o tratamento adequado.
Especialistas indicam que ela pode ser inflamatória (quando há espinhas) e não inflamatória, e além da acne que ocorre na puberdade, decorrente das oscilações na produção dos hormônios sexuais nos públicos feminino e masculino, ela também pode ocorrer em outras fases da vida, como em recém-nascidos – Acne Neonatal; em crianças – acne infantil; e em adultos. A acne da mulher adulta, por exemplo, pode ocorrer até mesmo em pessoas que não sofreram com o problema na adolescência, e está relacionada a fatores hormonais. Confira a classificação a seguir:
Acne grau 1
Caracterizada pela formação de cravos, sem espinhas. É cientificamente reconhecida como não inflamatória ou comedônica, e é comum principalmente a partir dos 15 anos em ambos os sexos, estando relacionada às alterações hormonais que afetam as glândulas sebáceas.
Normalmente o tratamento tópico é suficiente nesse caso, com loções específicas.
Acne grau 2
Chamada cientificamente de pápulo-pustulosa. É caracterizada por cravos e espinhas pequenas, lesões inflamadas, pontos amarelos e pus.
Neste caso, podem ser recomendados antibióticos pelo dermatologista, ou um gel tópico específico.
Acne grau 3
Ou nódulo-cística, é caracterizada por cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Neste caso, também podem ser recomendados antibióticos para o tratamento.
Acne grau 4
Ou conglobata, é caracterizada por cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes que resultam em deformidade da área afetada.
Por apresentar lesões e deformidades muito mais evidentes, o tratamento normalmente é realizado com o medicamento Roacutan.
Acne grau 5
Ou fulminante. Este é um tipo raro em que o problema deixa de ser local, e além das espinhas, surgem sintomas como febre, dor nas articulações e mal-estar.
O tratamento deve ser realizado com uma associação de recursos terapêuticos, podendo envolver produtos de uso tópico e oral, e até mesmo necessitar de cirurgia.
Acne medicamentosa
Surge em decorrência do uso de determinados medicamentos, como anticoncepcionais, suplementação prolongada de vitamina B ou tratamentos hormonais.
Cravos e espinhas – Quais são os fatores de risco?
Especialistas apontam que a acne pode estar relacionada à predisposição genética, disfunções hormonais, estresse, consumo constante de açúcar, tabagismo e até mesmo à exposição exagerada ao sol.
Como normalmente ela está ligada a fatores genéticos, a acne não pode ser totalmente evitada na maioria dos casos, no entanto, é possível um ótimo controle a partir do uso de produtos adequados e evitando os fatores que agravam o problema.
“Manchas de espinhas”
Por serem inflamações na pele, a acne a partir do grau 2 pode ativar a produção de melanina e provocar manchas. O controle da formação das lesões é o melhor caminho para conter esse processo e prevenir essas marcas. Além disso, nunca se esqueça – não esprema ou manipule os cravos e espinhas, ok!? Esse hábito pode resultar em manchas ainda mais escuras, marcas, cicatrizes e até levar à piora do quadro.
Fontes consultadas: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) | Veja Saúde | Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde | Tua Saúde | DermaClub
Referência: https://bityli.com/HJYchnC
Manipulação MasterFarma: medicamentos, vitaminas, suplementos e dermocosméticos manipulados em Balneário Camboriú
Fundada em 1994, a Manipulação MasterFarma iniciou sua atuação como uma Drogaria, disponibilizando saúde, segurança e confiança para os moradores de Balneário Camboriú.
Buscando atender ainda mais as necessidades na saúde, aumentamos nossa estrutura, formando a Manipulação MasterFarma e assim, produzindo medicamentos manipulados para casos específicos de cada cliente.
Contamos com a produção de medicamentos alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos, controlados, suplementos, dermocosméticos e muito mais.
A Manipulação MasterFarma está localizada na Av. Central, Nº 362-03, Centro – Balneário Camboriú/SC. Entre em contato pelo telefone (47)35146691 ou WhatsApp (47)997119629. Contamos com envios para todo o Brasil.